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De Escritório de Processos
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Seja bem-vindo ao nosso ambiente dedicado a disponibilizar nossos Processos de Negócios, Documentações, Procedimentos, Técnicas e Melhores Práticas para apoiar nossos objetivos estratégicos e metas departamentais. Nosso Escritório de Processo busca atingir os seguintes resultados:

1) Aumentar a produtividade

Prover apoio, treinamento, suporte, seleção de ferramentas, difundir conhecimentos para aumentar a produtividade e a cultura de Gestão por Processo na organização.


2) Governança dos Processos

Garantir controle, centralização, segurança da informação, transparência, auditoria, dashboard dos processos.


3) Alinhamento com Planejamento Estratégico

Sem alinhamento há pouco foco e recursos são utilizados sem governança. A prposta é "fazer o que deve ser feito", ou seja, colocar energia em processos que tem contribuição direta com as metas/objetivos estratégicos estabelecidos.


4) Foco: Eficiência operacional

  • Ênfase na eliminação de burocracia;
  • Diminuição de custos;
  • Diminuição de tempo de execução das tafefas.

5) Foco: Agilidade na adaptação as Mudanças de Cenário

  • Adaptabilidade as mudanças de cenários;
  • Inovação;
  • Mitigação de riscos e incertezas.



Sem o Escritório de Processos, enfrentamos problemas de:

  • De não termos uma Visão Macro e sim individual, olhar além da sua área e sim do processo todo;
  • Concentração excessiva na atuação no dia-a-dia para solucionar problemas emergenciais sem ter tempo e estrutura para pensar em como melhorar os processos;
  • Desmotivação e perda de desempenho por não conseguir efetivamente implantar novos processos/ideias;

e falta de apoio, continuidade e permanência das práticas e iniciativas de gestão de processos.



E a Gestão por Processos?

  • É preciso ir além de projetos pontuais de processos. É preciso implementar a Gestão (constante) por Processos.
  • Gestão por Processos é um conjunto de práticas, que requer pessoas gestoras - os Gestores por Processos, os quais, guiados por metodologia de trabalho e suportados por sistemas, modelagem, fluxo de trabalho (workflow), monitoramento dos indicadores de performance, integração entre aplicativos etc., promovem a melhoria constante de cada processo.


Nota: Responsabilidades

  • O Escritório de Processos não é Gestor de Processos e nem deve fazer as funções ligadas à Gestão por Processos, pois para isso a organização contratou os gestores de negócio.
  • O Escritório de Processos não retira autonomia das áreas de negócio, mas sim auxilia e participa, nas iniciativas definidas pelos gestores para a melhoria de cada processo, como um prestador de serviços.


O que esperar do Escritório de Processos?

Gerir Processos de Negócio significa mudar continuamente a forma como uma organização executa suas atividades, visando aumentos significativos de desempenho como:

  • Fortalecimento da excelência operacional;
  • Aumento da visibilidade para tomada de decisão (baseado em indicadores);
  • A maximização de ganhos com a Gestão por Processos passa por construir o ambiente ideal para se repensar a forma como uma organização deve executar suas atividades.